sábado, janeiro 20, 2007

Tosca


A Tosca foi o que se pode chamar uma paternidade planeada. Por vontade minha de ter uma gata, a Ana do escritório da Intercultura trouxe a notícia de que em breve uma ninhada estaria para nascer e que um dos rebentos me estaria destinado. E assim foi. Lembro-me tão bem do dia em que a Tosca chegou à Calçada do Tojal, do dia em que o Filipe me disse para ter cuidado para não a pisar quando entrei em casa, pois não tinha certeza por onde ela andava. E tinha razão. Ela era tão pequenina que podia não se dar por ela. Mas ela ali estava, na área da casa de onde durante algum tempo não se atreveu a sair, perto da cozinha, à porta da despensa.
Alguns meses depois pensei que a perdia. Uma gastrite de tanto leite que lhe dei. Mas, depois de uma semana de antibióticos e das minhas mão cheias de feridas na luta de lhe fazer engolir os comprimidos, ela voltou para nós e ainda por cá anda. O aniversário da Tosca é o dia 1 de Abril, data mentirosa marcada pelo veterinário já que o nascimento tinha sido em data incerta naquela altura do ano. Já lá vão quase 13 anos.

Sem comentários: